sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Luz e Cruz - Hino Quaresmal (Partitura e dicas...)

Luz e Cruz... A caminhada da comunidade cristã no Tempo da Quaresma tem dois elementos muito importantes: a Luz e a Cruz... É impossível fazer a peregrinação quaresmal sem contemplar a cruz de Cristo sob a ótica da luz da Ressurreição.
Nas asperezas do caminho, na escuridão da vida a luz da Ressurreição de Cristo é que nos guia, fortalece, aquece e nos abre os olhos para caminhar...
O 2º Domingo da Quaresma nos lembra bem isso: diante de Jesus transfigurado os discípulos contemplam sua luz, sua glória e nela conseguem perceber a antecipação da sua luz gloriosa que passou pelo caminho doloroso da cruz.
Seguir os passos de Jesus iluminados pela sua luz implica, também, passar pela via da cruz!

Nas Celebrações Eucarísticas, nos Ofícios, nas Celebrações Dominicais da Palavra, nas Celebrações penitenciais... a cruz e a luz devem andar juntas e estarem conosco...

O canto “Ó Cristo Luz” é um hino quaresmal que pode ser utilizado nas celebrações: seja como Canto de Abertura ou um hino a ser cantado no acendimento das velas (das luzes) ou até mesmo um hino pós-homilia (reforçando o sentido da Cruz e Luz no Tempo Quaresmal)


Aqui vão algumas dicas para facilitar uma preparação para as equipes de liturgia - ALGUMA DAS TRÊS OPÇÕES PODE SER ADOTADA PELA EQUIPE DE CELEBRAÇÃO:

1) Antes de iniciar a celebração, tendo a cruz, se possível, com um pano roxo... disposta num lugar visível por todos (as)... estando a comunidade em silêncio... inicia-se o canto do hino, enquanto algumas pessoas (quem sabe 3 pessoas) com velas acesas nas mãos... caminham em direção a cruz, aproximando-se dela fazem uma reverência e depositam as velas ao pé da cruz, depois se retiram, enquanto a comunidade continua entoando. Em seguida entra a procissão de entrada com os ministros, leitores, salmista e quem preside a celebração.

2) Estando a comunidade em silêncio... a procissão de entrada, tendo a cruz ladeada de duas velas grandes e os demais ministros, entram enquanto o hino é entoado por toda assembléia.

3) Realizar o Rito Penitencial após a homilia.... a comunidade estando de joelhos, descalça ou em outro gesto corporal significativo diante da cruz... em silêncio... contempla o mistério da Cruz do Cristo (quem preside pode dizer algumas poucas palavras espontâneas fazendo a ligação com a atitude penitencial diante da cruz de Cristo)... depois mais um instante de silêncio, em seguida todos entoam o Hino: “Ó Cristo Luz”... terminado, segue a profissão de fé como de costume... (caso for celebração dominical)


Nenhum comentário:

Postar um comentário