quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acolhe, ó Deus, o nosso canto! (Partitura e áudio)

No Tempo Quaresmal a Igreja vive o deserto da conversão... A liturgia na quaresma manifesta a caminhada do povo que se coloca diante do Mistério da Misericórdia de Deus que se expressa na cruz de Jesus.
No Ciclo da Páscoa, tendo o Tempo da Quaresma e o Tempo Pascal encontramos duas dimensões antropológicas que a liturgia ressalta, o primeiro, no Temmpo Quaresmal iniciamos este afirmando que "somos pó e ao pó voltaremos", isso se expressa no Rito da Imposição das Cinzas (na quarta-feira de cinzas) - início da caminhada quaresmal. Este ciclo se encerra com a festa de Pentecostes afirmando que "somos luz..." - o círio pascal expressa a manifestação da Luz do Cristo Ressuscitado que habita dentro de nós. O Círio é apagado, porém, a luz da ressurreição que nos clareia é que nos dá força e coragem para continuarmos a irradiar essa luz na nossa peregrinação cristã.

 “Cantar a quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo... É um canto de luto, um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade’(Sl 51,3)

É isso que o Canto abaixo ressalta... o canto: "Acolhe, ó Deus, o nosso canto!" pode ser utilizado como canto de abertura para todos os domingos do tempo da quaresma.. ou também como canto da imposição das cinzas.




Ouça aqui a música: "Acolhe, ó Deus, o nosso Canto!" MP3




Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Ouça com fone de ouvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário