terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nossa glória é a cruz - Canto de Abertura Quaresmal (Partitura e áudio)

"Nossa glória é a cruz onde nos salvou Jesus!" - eis o nosso canto entoado, enquanto assembléia celebrante, que vivencia o Tempo Quaresmal. Na caminhada quaresmal a Igreja, com os olhos fixos na cruz de Cristo, faz a experiência dos passos de Jesus que, pela sua solidariedade com as dores do mundo e do ser humano, assume o sofrimento da criação e nos insere na sua glória e alegria pascal.
A vida de Jesus, suas palavras, suas obras e exemplos mostram para o mundo um novo jeito de saborear a vida e perceber que o sofrimento não é o fim, mas pode ser um caminho que nos torna mais maduros... novos!
A cruz de Cristo é a certeza de que o Deus Encarnado é humano, solidário no sofrimento e totalmente apaixonado pela humanidade que dá sua vida por ela, para que viva...



Como proposta de um Canto de Abertura para o Tempo Quaresmal ou um hino para Ofício Divino (Liturgia das Horas, Ofício Divino das Comunidades... Esse mesmo canto pode ser entoado como Canto de Abertura na Celebração da Ceia do Senhor (Quinta-feira santa..), uma vez que é a Antífona de Entrada proposta pelo Missal Romano... celebração esta que já nos introduz no Mistério da Paixão e  Morte de Jesus!
O grande compositor brasileiro Pe. José Weber, SVD nos apresenta este texto e melodia...
Espero que seja útil para as comunidades e grupos de liturgia, grupos de canto!


Ouça aqui a música: "Nossa glória é a cruz!"








OUÇA AQUI: Nossa glória é a cruz! - ouça com fone de ouvido!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Luz e Cruz - Hino Quaresmal (Partitura e dicas...)

Luz e Cruz... A caminhada da comunidade cristã no Tempo da Quaresma tem dois elementos muito importantes: a Luz e a Cruz... É impossível fazer a peregrinação quaresmal sem contemplar a cruz de Cristo sob a ótica da luz da Ressurreição.
Nas asperezas do caminho, na escuridão da vida a luz da Ressurreição de Cristo é que nos guia, fortalece, aquece e nos abre os olhos para caminhar...
O 2º Domingo da Quaresma nos lembra bem isso: diante de Jesus transfigurado os discípulos contemplam sua luz, sua glória e nela conseguem perceber a antecipação da sua luz gloriosa que passou pelo caminho doloroso da cruz.
Seguir os passos de Jesus iluminados pela sua luz implica, também, passar pela via da cruz!

Nas Celebrações Eucarísticas, nos Ofícios, nas Celebrações Dominicais da Palavra, nas Celebrações penitenciais... a cruz e a luz devem andar juntas e estarem conosco...

O canto “Ó Cristo Luz” é um hino quaresmal que pode ser utilizado nas celebrações: seja como Canto de Abertura ou um hino a ser cantado no acendimento das velas (das luzes) ou até mesmo um hino pós-homilia (reforçando o sentido da Cruz e Luz no Tempo Quaresmal)


Aqui vão algumas dicas para facilitar uma preparação para as equipes de liturgia - ALGUMA DAS TRÊS OPÇÕES PODE SER ADOTADA PELA EQUIPE DE CELEBRAÇÃO:

1) Antes de iniciar a celebração, tendo a cruz, se possível, com um pano roxo... disposta num lugar visível por todos (as)... estando a comunidade em silêncio... inicia-se o canto do hino, enquanto algumas pessoas (quem sabe 3 pessoas) com velas acesas nas mãos... caminham em direção a cruz, aproximando-se dela fazem uma reverência e depositam as velas ao pé da cruz, depois se retiram, enquanto a comunidade continua entoando. Em seguida entra a procissão de entrada com os ministros, leitores, salmista e quem preside a celebração.

2) Estando a comunidade em silêncio... a procissão de entrada, tendo a cruz ladeada de duas velas grandes e os demais ministros, entram enquanto o hino é entoado por toda assembléia.

3) Realizar o Rito Penitencial após a homilia.... a comunidade estando de joelhos, descalça ou em outro gesto corporal significativo diante da cruz... em silêncio... contempla o mistério da Cruz do Cristo (quem preside pode dizer algumas poucas palavras espontâneas fazendo a ligação com a atitude penitencial diante da cruz de Cristo)... depois mais um instante de silêncio, em seguida todos entoam o Hino: “Ó Cristo Luz”... terminado, segue a profissão de fé como de costume... (caso for celebração dominical)


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Retorna, Israel! (Apresentação das Oferendas - Tempo Quaresmal)



"Retorna, Israel a teu Senhor!" é um canto inspirado no convite que o profeta Oséias (Os 14, 2-9) faz à comunidade... voltar ao teu Senhor... que sempre cuida, perdoa, acolhe, sara e dá forças para crescer, caminhar... No Tempo Quaresmal, a Comunidade Cristã, fazendo a caminhada na misericórdia de Deus entoa esse canto numa só voz e coração...



Eis uma proposta para um canto de apresentação das oferendas a ser cantado na Quaresma...
Espero que seja útil para as comunidades e grupos de liturgia, grupos de canto...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Convertei-vos e crede no Evangelho... Troquemos as vestes por cinzas... (Partituras e áudios)


Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja inicia a Caminhada Quaresmal... o Rito da Imposição das Cinzas, após, a homilia nos convida à conversão e a crer no Evangelho, ou seja, crer na Notícia de vida nova que o Cristo tem a nos dar... Com isso rito, confirmamos a nossa aceitação em fazer a tragetória quaresmal com  Jesus na esperança da Alegria Pascal...em que tudo será novo!
O Rito da Imposição das Cinzas possui duas fórmulas para ser recitada por quem impoe as cinzas nos penitentes: "Convertei-vos e crede no Evangelho..." ou "Lembra-te que és pó e ao pó voltarás!"

O Rito pode ser acompanhado por um canto apropriado que esteja com consonância com o rito... assim, apresentamos duas propostas de pequenos refrãos que podem ser cantados por toda a assembléia...





Ouça aqui a música: "Troquemos as vestes por cinzas" - MP3




Troquemos as vestes por cinzas! Ouça com fone de ouvido!


Ouça aqui a música: "Convertei-vos e crede no Evangelho" - MP3




Convertei-vos e crede no Evangelho! Ouça com fone de ouvido!

TEMPO QUARESMAL: "Misericordioso é Deus; para sempre o cantarei..." (Partitura e áudio)


"Misericordioso é Deus, para sempre o cantarei..."

Quaresma - experiência pessoal e comunitária da trasbordante misercórdia de Deus...

Não há nada que conduza mais à comunhão com Deus da vida que uma oração comunitária meditativa. O canto se prolonga e permanece no silêncio do coração, mesmo que estejamos a sós. Quando o Mistério de Deus se torna perceptível através da beleza de símbolos, quando não é sufocado por uma sobrecarga de palavras, a oração comunitária não gera monotonia, nem tédio, mas dá acesso à alegria do céu sobre a terra.
Ao longo dos séculos, para muitos cristãos, a repetição contínua de algumas palavras constitui um caminho de contemplação. Quando essas palavras são cantadas, penetram ainda mais nas profundezas do ser humano.
Para celebrar um oração comunitária ampla e aberta, basta que se juntem algumas pessoas para que o coração se dilate em um encontro com Cristo. A universalidade da comunhão fica sensível no momento em que jovens se unvem, pelo menos uma vez por semana, à oração da comunidade local, que congrega todas as gerações, das crianças às pessoas idosas.
A oração é uma força tranqüila que trabalha o ser humano, que mexe com ele, que não o deixa fechar os olhos em face do mal, das guerras, de tudo que na terra ameça os inocentes. Da oração se tiram energias que permitem travar outras lutas: transformar a condição humana e tornar a terra habitável.
Quem caminha seguindo a Cristo se mantém simultaneamente junto dos outros e junto de Deus; e não separa a oração da solidariedade.

A Quaresma é um tempo de retiro que precede as festas pascais. Este tempo nos prepara para a celebração da nossa libertação. Em comunhão com Jesus Cristo no deserto, cada cristão é convidado à conversão durante quarenta dias, ou seja, a se voltar  para Deus com todo o seu ser. A alegria do perdão de Deus sustenta esta caminhada. A expressão da alegria pascal - "aleluia" -, cantada entre os versos do salmo, é substituida por outra breve aclamação, como, por exemplo: "Misericordioso é Deus; para sempre o cantarei!"

Eis uma proposta de Refrão Orante a ser cantando e rezado pela comunidade no Tempo da Quaresma...
Para as Celebrações Eucarística, nos Ofícios, nos encontros dos grupos, nas oração pessoais e comunitárias é uma ótima proposta...
Mas até para se usar os refrãos orantes (medidativos) nas celebrações se tem que saber a maneira conveniente:


* O refrão orante nasce no silêncio e conduz ao silêncio... Dessa forma, ele não pode nascer do meio do barulho e agitação intensa, como uma forma de "calar a boca... ou forçar ao silêncio...";
* Por ser orante, o acompanhamento instrumental deve ser sóbrio... havendo vários instrumentos, não iniciar todos de uma vez... ao mesmo tempo...;
* Pode-se iniciar com a apenas um instrumento fazendo um solo instrumental da melodia do refrão, em seguida, uma ou duas pessoas iniciando cantando a primeira vez (isso facilita até para que a assembléia ou o grupo ouça e tenha contato com canto para facilitar o aprendizado...);
* A assembléia pode começar a cantar junto... caso tenha outros instrumentos pode-se ir juntando ao canto... (mas lembrando sempre: de força sóbria, ou seja, observar o volume.. intensidade...)
* Cantar com inteligência... com o corpo posicionado de forma confortável... que favoreça a oração, meditação, contemplação);
* Ao terminar, não terminar de forma brusca... de uma vez... pode-se cessar o canto (canto do texto), porém, continuar um leve "bocca chiusa" (boca fechada) emitindo o som da melodia...;
* Terminado o canto... esperar um breve tempo de silêncio... e assim, iniciar a celebração com o canto de abertura, ou o ofício com a abertura, ou a liturgia da palavra ou mesmo pós comunhão.

Bom proveito para as comunidades!




Ouça aqui o refrão meditativo: "Misericordioso é Deus!" - MP3

Misericordioso é Deus! Ouça com fone de ouvido!

Salve, ó Cruz! (Acendimento das Velas)

No Tempo da Quaresma a Igreja celebra o Mistério Pascal com os olhos fixos em sua Cruz de Cristo...  É a Igreja preenchida da esperança da libertação... Como afirma o Apóstolo Paulo na Epístola aos Gálatas (Gl 6, 14) "Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está cruficado para mim e eu para o mundo..." A Cruz de Cristo é nossa glória e esperança de ressurreição.
Nesse sentido, a cruz é símbolo que pode ser ressaltado no Tempo Quaresmal... As equipes de liturgia podem preparar uma cruz de tamanho visível a todos, num lugar de destaque, podendo ter dois candelabros com velas a serem acesas no início da celebração... O Refrão abaixo ressalta o sinal da cruz como esperança da comunidade que faz a caminhada quaresmal...

DICA PARA A EQUIPE DE CELEBRAÇÃO...

* Estando a comunidade reunida para a celebração... em silêncio... tudo já organizado...
* Uma cruz num lugar visível... podendo ser no presbitério ou outro lugar apropriado... ao lado uma vela grande para ser acesa...
* Já estando para iniciar a celebração... pode-ser fazer um solo instrumental da melodia do refrão: "Salve, ó cruz!" (em volume mais baixo... suave...)
* Depois um solista entoa o refrão... de forma tranqüila, orante...
* Um grupo de cantores entoa na segunda vez....
* Uma pessoa, se possível, descalsa... com uma pequena vela acesa nas mãos... caminha em direção à cruz, se aproximando da cuz, faz uma reverência... e acende a vela grande que está ao lado da cuz... Todos cantando o refrão...
* Terminado o refrão... espera-se um pequeno silêncio contemplativo... e, sem seguida, inicia-se o canto de abertura da celebração!

Acolhe, ó Deus, o nosso canto! (Partitura e áudio)

No Tempo Quaresmal a Igreja vive o deserto da conversão... A liturgia na quaresma manifesta a caminhada do povo que se coloca diante do Mistério da Misericórdia de Deus que se expressa na cruz de Jesus.
No Ciclo da Páscoa, tendo o Tempo da Quaresma e o Tempo Pascal encontramos duas dimensões antropológicas que a liturgia ressalta, o primeiro, no Temmpo Quaresmal iniciamos este afirmando que "somos pó e ao pó voltaremos", isso se expressa no Rito da Imposição das Cinzas (na quarta-feira de cinzas) - início da caminhada quaresmal. Este ciclo se encerra com a festa de Pentecostes afirmando que "somos luz..." - o círio pascal expressa a manifestação da Luz do Cristo Ressuscitado que habita dentro de nós. O Círio é apagado, porém, a luz da ressurreição que nos clareia é que nos dá força e coragem para continuarmos a irradiar essa luz na nossa peregrinação cristã.

 “Cantar a quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo... É um canto de luto, um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade’(Sl 51,3)

É isso que o Canto abaixo ressalta... o canto: "Acolhe, ó Deus, o nosso canto!" pode ser utilizado como canto de abertura para todos os domingos do tempo da quaresma.. ou também como canto da imposição das cinzas.




Ouça aqui a música: "Acolhe, ó Deus, o nosso Canto!" MP3




Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Ouça com fone de ouvido!